
Método
Anderson Azevedo
O Método Anderson Azevedo, consiste basicamente em uma forma diferente de reabilitar e estimular e organizar crianças que possuem alguma atipicidade neurológica, tendo uma melhor compreensão do “eu” com o mundo, e com suas funcionalidades enquanto indivíduo, influenciando na absorção de demandas cognitivas, a qual ele será exposto no decorrer da vida!
Há pouco tempo atrás a estimulação corporal não era levada em consideração no protocolo do tratamento de crianças com distúrbios do comportamento, ou indivíduos com distúrbios mentais, não se enxergava a importância da organização corporal, antes de expor esse indivíduo em outras tantas especialidades terapêuticas que demandassem controles motores como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, musicoterapeuta, psicopedagogo dentre outros.
Com o tempo foi se percebendo que o inicio de todos os processos depende do corpo, e de sua percepção corporal, fazendo com que cada criança se reconheça como um indivíduo, sabendo lidar com suas limitações e dificuldades.
Organizar, e movimentar o corpo é extremante necessário, quando pensamos em autonomia e independência, objetivo principal almejado por terapeutas que tratam de crianças que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista, ou com qualquer outro distúrbio de comportamento ou mental.
Pensando nisso, desenvolveu-se o Método Anderson Azevedo, que tem como principal objetivo preparar o corpo da criança para seu crescimento e desenvolvimento próximo ao desenvolvimento padrão, dando independência e autonomia a esse sujeito, fazendo-o tornar comandante de seu próprio corpo e de suas compensações naturais das mais várias formas de regulação de seu corpo e de seu comportamento.
As sessões de fisioterapia são baseadas nos princípios da psicomotricidade, observando as dificuldades motoras da criança, mas principalmente levando em consideração que esse individuo é um ser biopsicossocial, tendo um olhar multidisciplinar em todas as habilidades, respeitando sujeito, emoções, sentimentos, dificuldades, medos, sensibilidades e até mesmo o núcleo familiar dessa criança! O foco principal sempre é o corpo, e o que o corpo é capaz de fazer e de aprender.
Trabalhamos de forma multidisciplinar, dando suporte na maioria das especialidades, com percepções localizadas, e trabalhos específicos nas musculaturas especificas, como musculaturas da face e boca, facilitando a criança articular e oralizar palavras. Estabilizando musculatura de membros superiores para se aprender a escrever, ou musculatura dos olhos e pescoço por exemplo para que aprenda a ler.
Esse método já vem sendo praticado há mais de 25 anos, já ajudou diversas crianças no Estado da Bahia, e vem dando muitos resultados positivos nos tratamentos do TEA e em crianças com distúrbios comportamentais, e até crianças com qualquer dificuldade motora.